Pesquisar
Close this search box.

A Bela e a Fera: O encantamento eterno no clássico conto infantil.

A Bela e a Fera

Mergulhe no mágico conto de fadas que encantou uma geração de crianças, jovens e adultos: “A bela e a fera”. Contendo uma história cativante e cheia de personagens inesquecíveis, este grande clássico vai além do mundo fantasioso, oferecendo lições para pessoas de todas as idades.

Exploraremos como “A Bela e a Fera” nos transmite importantes valores morais, como a importância da bondade, compaixão e tolerância em relação ao próximo. Desse modo, por uma história de amor entre Bela e um príncipe que carregava uma maldição, aprendemos que não se pode julgar pelas aparências e sim valorizar o caráter das pessoas.

Desse maneira, abordaremos como a obra estimula a capacidade imaginaria das crianças, levando-as para um mundo repleto de magia e aventura. Esteja preparado para essa aventura de lições passadas de uma forma divertida e cativante.

Introdução a Bela e a Fera.

O grande clássico “A bela e a fera” é sem sombra de dúvidas um dos contos de fadas mais conhecidos de toda a história. Sua origem vem de séculos passados, sendo que a história vem sido contada e recontada de diferentes formas ao longo dos anos. A versão mais famosa é a de formato animado lançada em 1991, que gerou um grande impacto, conquistando assim milhões de novos fãs ao redor do globo.

As origens da história.

O nascimento da história de “A Bela e a Fera“ tem suas origens vindo de contos populares europeus. Desse modo existem várias versões diferentes, mesmo assim a essência da história se permanece sendo a mesma. O enredo nos apresenta Bela, uma jovem inteligente e corajosa, que se vê obrigada a conviver com uma fera assustadora em um castelo encantado. Com o passar do tempo, Bela acaba descobrindo que a Fera carregava consigo uma terrível maldição na qual somente um verdadeiro amor poderia quebrar.

Temas e simbolismo em Bela e a Fera.

A obra “A Bela e a Fera” aborda uma sequência de temas, apresentando simbolismos de modo que torna a obra ainda mais Rica. Um dos principais temas abordados é o de não julgar nada nem ninguém pela aparência. A Fera, que aparentava ser um monstro terrível e assustador, acaba revelando-se um ser sensível e amável por dentro. Isso acaba de certa forma ensinando não apenas as crianças, como também para pessoas de qualquer idade, o quão importante é olhar além das aparências.

Outro tema super importante abordado na obra é a importância de um verdadeiro amor. Bela e Fera acabam desenvolvendo um laço de afeto que vão muito além das convenções normais. Eles desenvolvem uma relação de amor e respeito um pelo outro, deixando de lado as diferenças. Isso passa uma mensagem tanto para o público infantil quanto para o público adulto o quão importante é ter bondade e empatia.

Análise dos personagens.

Algo extremamente fascinante de “A Bela e Fera” são os personagens um tanto quanto únicos e memoráveis. Bela, a protagonista, é uma jovem bonita, corajosa e inteligente que tem uma personalidade independente e grande amor pelos livros. Ela se recusa a se enquadrar em moldes definidos pela sociedade, decidindo assim seguir a própria vida e enfrentando seus desafios.

Fera, passa inicialmente a impressão de assustadora, mas ao decorrer da história se revela um personagem gentil e de um coração bondoso.

A obra também possui outros personagens secundários, porém marcantes, como Lumière, o candelabro falante; Horloge, o relógio falante; e Madame Samovar, a bule de chá falante. Cada personagem adicionado ingrediente de magia e humor para a história.

O apelo duradouro de Bela e a Fera.

Já se passaram três décadas desde que a animação foi lançada e continua gerando grande encanto, cativando tanto crianças quanto adultos por todo o mundo. Suas mensagens atemporais são o principal fator que fazem com que a obra permaneça tão relevante mesmo após séculos da sua origem e de décadas após o lançamento de seu filme animado.

Conclusão: Motivo de ” A Bela e a Fera” continuar a cativar o público.

Desse modo, podemos concluir que “A Bela e a Fera” não é apenas um simples conto de fadas para crianças. A obra nos passa valores morais e estimula a nossa imaginação, que de certa forma nos conecta com o nosso lado criança, muitas vezes esquecido dentro de nós.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.