Pesquisar
Close this search box.

Sherlock Holmes: A inspiração por trás de sua criação.

Sherlock Holmes

Arthur Conan Doyle, magnifico autor escocês, deixou sem dúvidas um grande marco literário com a criação de um dos personagens mais cativantes da ficção do mundo dos detetives: simplesmente Sherlock Holmes. Logo, o sábio e destemido detetive, popularmente conhecido pela suas grande habilidade de dedução incomparável, foi criado baseado em influências da vida de seu criador, sendo de forma notória inspirado pelo Dr. Joseph Bell, o professor de Conan Doyle na universidade.

Para compreendermos a origem do personagem de Sherlock Holmes, é necessário explorar a vida acadêmica de seu criador e sua relação com o Dr. Joseph Bell, um cirurgião de medicina forense.

O Gênio Dedutivo de Joseph Bell.

Dr. Joseph Bell era muito conhecido por deduzir coisas sobre seus pacientes apenas o observando. Ele acreditava que de uma boa análise de raciocínio lógico, era possível extrair-se detalhes crucias sobre a vida e a saúde do paciente. Bell incentiva seus alunos a desenvolverem esse tipo de habilidade, focando em coisas que pareciam não ter significado, mas que poderia conter grandes revelações.

A Transformação de Observador a Criador do personagem de Sherlock Holmes.

Essa experiencia com o Bell teve grande impacto na vida de Arthur Conan Doyle, que, além de estudante, estava começando a se desenvolver como escritor. Ao observar se professor em ação, o ainda jovem Doyle foi inspirado não apenas nas habilidades de médico, mas também pelo processo mental das deduções.

A relação do doutor Joseph Bell e Sherlock Holmes torna-se evidente ao comparamos as habilidades distintivas de ambos. Assim como Bell, Holmes é um mestre na arte da observação. Suas capacidades dedutivas são meticulosos, conseguindo extrair fatos relevantes por pistas aparentemente irrelevantes.

Semelhanças Marcantes entre Bell e Sherlock Holmes.

Ao criar o famoso detetive, Conan Doyle apresentou várias características de Bell no personagem. Assim, ambos têm uma paixão pela observação precisa, fazendo algo despercebido por outros se tornar uma evidência notória.

O Reconhecimento Público da inspiração que levou o surgimento de Sherlock Holmes.

A grande influência de Joseph Bell no surgimento de Sherlock Holmes não passou despercebido. Desse modo, Conan Doyle, o criador do famoso detetive, já reconheceu de forma pública que se inspirou em seu antigo mentor para a criação do personagem. A figura simbólica do personagem é visível em diversas adaptações, desde filmes até séries da tv. A imagem de um detetive inteligente e com uma capacidade dedutiva acima da média passa uma autenticidade que cativa leitores por várias gerações.

Conclusão:

Concluindo, podemos observar que as habilidades perspicazes do Dr. Joseph Bell na vida influenciou Arthur Conan Doyle a criar um personagem que viria a se tornar um grande ícone duradouro. Assim, através dessa grande inspiração, hoje podemos apreciar as grandes aventuras de seus livros marcantes.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.